Juntamos as principais dúvidas sobre
o Fund I do Band em um só lugar.

Agora tá fácil escolher
o melhor ensino pro seu filho.

Quais anos do Ensino Fundamental I serão oferecidos?

– Todos eles. Recebemos estudantes do 1º ao 5º ano.

As turmas terão quantos estudantes?

– Cada turma terá, no máximo, 24 estudantes. No total, do 1º ao 5º ano, teremos 720 estudantes.

Quais professores cada turma terá?

1º e 2º anos: uma professora polivalente, especialista em alfabetização, e uma professora assistente, já formada.

3º ao 5º ano: um professor polivalente e um assistente ainda em formação ou recém-formado.

Além dessa equipe, teremos os professores especialistas.
1º ao 3º ano: Inglês, Educação Física, Arte e Música.
4º ano: acrescentam-se os especialistas de Língua Portuguesa e Espanhol.
5º ano: compõe a equipe mais um especialista de Matemática.

Tudo isso ajuda a transição para o Fundamental II ser ainda mais tranquila.

Quais serão os períodos das aulas? Quantas aulas serão por semana?

Os períodos serão manhã e tarde. As aulas são de 40 minutos cada e com dois intervalos entre elas. Totalizando 30 aulas semanais.

Dois intervalos? Como isso funciona?

Sabia que nas escolas finlandesas, consideradas referência em todo o mundo, as aulas já são divididas por dois intervalos? Um para alimentação e outro para descanso, descontração e brincadeiras. Aqui, no Band, também vai ser assim. Acreditamos que isso permite equilibrar os períodos de atividade e relaxamento, ajudando o estudante a aprender melhor e a se divertir mais.

Como será o material didático?

Desde de 2020, nossa equipe está produzindo um material didático próprio e exclusivo do Band, que representa o nosso jeito de pensar o Fundamental I. Além de todo o conteúdo desenvolvido para os estudantes, a identidade visual foi pensada de acordo com a idade das crianças.

Como serão as salas de aula? Os estudantes terão espaço para brincar?

As salas de aula serão amplas, com 60 m². Um ótimo espaço para o desenvolvimento de propostas em grupos, em duplas, no chão e nas mesas. Por acreditarmos na potência do brincar, ele estará presente em todos os espaços, sejam eles internos ou externos, como os parques, salas de Arte, Música, STEAM, entre outros. Ufa! Diversão não vai faltar.

Os estudantes vão usar uniforme?

Sim. No Fund I, o uniforme será obrigatório por dois motivos: o primeiro é a segurança, claro; e o segundo é para que as roupas dos estudantes sejam preservadas, já que teremos atividades com canetinhas, tintas e outros materiais, que são muito importantes para a construção da aprendizagem. Deixar marcas desse percurso é esperado e prazeroso.
Do 1º ao 4º ano, o uniforme é completo. No 5º ano, começando uma fase de transição para o Fundamental II, apenas a camiseta e o agasalho são obrigatórios.

Como será o uso de tecnologia no ensino das crianças?

A tecnologia é um meio para a aprendizagem. Então, ela tem um propósito em seu uso. Claro que é importante que os estudantes aprendam a usar diversas ferramentas, fundamentais no mundo em que vivemos, mas também valorizamos muitos outros aspectos, como escrever, aprender, anotar, brincar, conviver, explorar e conhecer o próprio corpo.

Os estudantes terão lição de casa?

Sim, a lição de casa é importante na construção do conhecimento, pois coloca o estudante diante de desafios diversos e o incentiva a buscar soluções de forma autônoma, além de criar uma rotina de estudos.

Como será a interação com as famílias? Haverá festas no colégio?

Para nós, escola e família estão juntas na formação do estudante e, por isso, estamos sempre em constante diálogo.
Além de encontros para o acompanhamento de aprendizagem e desempenho, também teremos celebrações e propostas educativas em que a participação da família será fundamental.

Os estudantes terão agenda?

Do 1º ao 4º ano, eles terão agendas físicas. A partir do 5º ano, os estudantes passam a utilizar o tablet como material individual, usando agendas virtuais. Independente do formato, a agenda é de uso dos estudantes para sua organização pessoal.

Como será a comunicação dos professores com os familiares?

A comunicação entre professores e familiares será feita por meio de um aplicativo.

Como serão feitas as avaliações?

Nos 1º e 2º anos, a avaliação será feita de maneira processual, por meio de conceitos. A cada trimestre, as professoras observarão o desenvolvimento dos estudantes tendo atividades como um dos critérios avaliativos.

Do 3º ao 5º ano, os estudantes terão atividades avaliativas com notas, sendo que, no 5º ano, eles participarão de semanas de provas, como no Fund II.

Haverá aulas de reforço ou apoio?

Como teremos dois educadores por turma, utilizaremos propostas contínuas chamadas de “Em foco”, momentos em que formaremos grupos de estudantes para focalizar e potencializar conteúdos, procedimentos e habilidades que estão em desenvolvimento.
Esse modelo se aplica aos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

Os estudantes poderão usar a cantina ou praça de alimentação?

Teremos uma praça de alimentação, que será utilizada por toda a comunidade do Band. Nossos estudantes serão sempre acompanhados e orientados em suas escolhas, privilegiando uma alimentação saudável. Além disso, os estudantes poderão trazer o lanche de casa.

Os estudantes do Fund I terão estudo de campo?

Sim. Essas saídas investigativas são muito importantes para o aprendizado e aguçam a curiosidade dos estudantes. Os estudos serão feitos, preferencialmente, no período das aulas e sempre acompanhados pela equipe pedagógica, que usa essa vivência para ampliar os conhecimentos do grupo.

Quando abrirá o processo de reserva de vagas?

Para informações sobre o processo de vagas, clique aqui.

Como funcionará o processo de efetivação de matrícula?

Após a reserva de vaga com a entrega da documentação, os futuros estudantes e seus familiares serão convidados para uma vivência no colégio. Nos meses seguintes, haverá uma entrevista de matrícula para conhecermos melhor o percurso escolar de cada estudante.

Quer ficar por dentro
de tudo que tá rolando aqui?
CLICA AQUI, VAI!